Ano letivo 2023/2024

Abril

      Andreia Baptista nasceu em 1980 e vive na freguesia da Camacha.

   Licenciada em Línguas e Literaturas Românicas, variante Português-Francês, pela UMa, especializou-se em Animação Sociocultural de Bibliotecas Escolares e é Técnica Superior de Bibliotecas, no Departamento de Cultura da Câmara Municipal do Funchal.

    É uma apaixonada por histórias e pelos livros em geral e em vez de literatura infantil, prefere usar livros infantis para designar a estas obras que, no fundo, são para todas as idades.

    Acredita, por isso, na magia dos livros, "que divertem e transportam para o mundo da fantasia, ao mesmo tempo que transmitem lições e valores, podendo até mudar uma vida, para melhor".

     LUNA! OUTRA VEZ NA LUA! é a obra de estreia da autora.

Março

      "Como pode uma plantinha (assim tão pequenininha) tornar-se uma árvore GIGANTE, por demais impressionante?! Viaja pelas estações e pelos anos para veres como uma única semente se transforma numa árvore grandiosa, e descobre todas as criaturas que fazem dela a sua casa.

Vê a evolução de uma pequena semente até ser árvore, de forma lírica, bonita e poética, contando uma história simples, encantadora, com uma mensagem de vida e crescimento. Com páginas desdobráveis, com informação científica sobre a árvore retratada no texto, pode ser utilizada por educadores, em casa ou em contexto escolar.

Vencedor do prestigiado prémio Margaret Mallett (Não-ficção infantil), com um excelente cuidado gráfico e encadernação: capa com título em dourado e técnica de gravura especializada, feita à mão pela ilustradora."

Fevereiro

    "António Mota nasceu em Vilarelho, Ovil, concelho de Baião, a 16 de julho de 1957. Cedo concluiu o curso do Magistério Primário e aos 18 anos era já professor do Ensino Básico.

    Em 1979 publicou o seu primeiro livro, intitulado A Aldeia das Flores, e não mais parou de escrever, tendo-se dedicado essencialmente à literatura infantojuvenil. É neste âmbito, aliás, que tem atualmente cerca de 90 obras publicadas.

   Recebeu vários prémios, dos quais se destacam o Prémio da Associação Portuguesa de Escritores (1983) para O Rapaz de Louredo, o Prémio Gulbenkian de Literatura para Crianças e Jovens (1990) para Pedro Alecrim, o Prémio António Botto (1996) para A Casa das Bengalas, o Prémio Nacional de Ilustração (2003) para O Sonho de Mariana (com ilustrações de Danuta Wojciechowska) e o Grande Prémio Gulbenkian de Literatura para Crianças e Jovens (2004), categoria “Livro Ilustrado”, para Se eu fosse muito magrinho (com ilustrações de André Letria).

    Em 2008 foi agraciado pela Presidência da República com a Ordem da Instrução Pública.

    Em 2014 e 2015 foi nomeado para o prémio ALMA, um dos mais importantes prémios internacionais na área da literatura infantojuvenil.

   Foi recentemente galardoado com o Prémio Autores 2023, na categoria de Melhor Livro para a Infância e Juventude, atribuído pela Sociedade Portuguesa de Autores, pelo seu livro A Minha Família, publicado pela ASA, com ilustração de David Penela.

     Autor de uma prolífica e premiada obra literária, notabilizou-se, ao longo dos seus quarenta anos de carreira, pela conquista de diversas distinções e com cerca de 50 títulos da sua autoria, integrados no Plano Nacional de Leitura."

Janeiro

 "Este livro explora o jogo com hipérboles associadas ao tamanho e às dimensões e caracteriza-se pelo relevo da componente pictórica, a exigir uma leitura em diálogo das imagens e do texto. Aliás, todo o texto está articulado em torno de um jogo com o cúmulo da magreza, que é representado de diversas formas, algumas próximas de formulações habituais do senso-comum. Mais uma vez, como é habitual neste tipo de publicações, a simplicidade e até alguma condensação da mensagem verbal é apenas aparente porque o texto funciona sobretudo como um pretexto, um ponto de partida, para a viagem da imaginação e da criatividade."

Dezembro

 

       "Três belos contos integram este livro de Luísa Ducla Soares: “A Carta para o Pai Natal”, “O Carro Vermelho” e “Na Cova da Moura”. A primeira história é protagonizada por Zeca, um menino órfão que vive numa barraca com o tio Arnaldo, um guarda-noturno, e que tem grandes dificuldades em acreditar no Pai Natal. Numa noite especial, tem, porém, uma surpresa e acaba por perceber que, afinal, vale a pena não desistir de sonhar. O herói do segundo conto é um menino chinês de oito anos que ajuda os tios numa loja e que se apaixona irremediavelmente por um carro vermelho telecomandado. Acaba, no entanto, por perdê-lo e por ver o seu sonho desfeito. A última narrativa possui como figura central Tino, um menino em idade escolar, representante das muitas infâncias roubadas ou da inocência quase destruída pelo contexto dos bairros sociais. A simplicidade diegética e discursiva destas narrativas, a construção predominantemente dialógica e coloquial, bem como a presença de figuras infantis com as quais o potencial leitor facilmente se identifica são fundamentais do ponto de vista recetivo. "

Setembro

Título: Adivinha quanto eu gosto de ti no Outono

Autor: Sam McBratney

 

       “No Outono, as duas lebres divertem-se correndo atrás das folhas arrastadas pelo vento. Quando a Pequena Lebre Castanha encontra um caixa abandonada, resolve pregar uma partida, escondendo-se lá dentro e fazendo-se passar por um monstro assustador. Mas será ela a ser perseguida quando a Grande Lebre Castanha resolver também entrar na brincadeira. Explorando as cumplicidades existentes entre as personagens, num registo muito simples e acessível, também em resultado do contributo das expressivas ilustrações que acompanham a narrativa, o livro promove a identificação dos leitores com o universo afetivo recriado.”

 

Ano letivo 2022/2023

Maio

Autora do mês: Luísa Ducla Soares 

 

     "Luísa Ducla Soares nasceu no Porto a 20 de julho de 1939.

     Licenciou-se em Filologia Germânica.         

    Iniciou a sua atividade profissional como tradutora, consultora literária e jornalista. Colaboradora de diversos jornais e revistas, estreou-se com o livro de poemas "Contrato", em 1970.

     Trabalhou de 1979 a 2009 na Biblioteca Nacional, onde iniciou a sua atividade realizando uma bibliografia de literatura para crianças e jovens em Portugal.

           Orientando-se preferencialmente para a literatura infantojuvenil, publicou mais de 90 obras.

           Foi galardoada com o Grande Prémio Calouste Gulbenkian pelo conjunto da sua obra em 1996 e, em 2009, a Sociedade Portuguesa de Autores distinguiu-a com a sua Medalha de Honra."

Março

Autor do mês: Vítor Morais

 

     "Vítor Morais nasceu em Angola a 8 de abril de 1974. Cresceu na aldeia de Espinhoso, concelho de Vinhais, distrito de Bragança.

    Licenciou-se em Professores do Ensino Básico, variante Educação Física no Instituto Politécnico da Guarda.

  Residindo atualmente na Região Autónoma da Madeira, encontra-se destacado na ACM - Madeira desde 2003, onde exerce funções de treinador e Presidente da referida associação.

     Autor dos livros infantis: O Campeão do ping-pong; Simão, Espírito de Campeão; Quando for grande, quero ser...; O Campeão do ping-pong, nos Jogos Olímpicos, O Campeão das Espadas e Quem será  o Pai Natal?"

Janeiro

Título: Lenda das Amendoeiras em Flor

Adaptação de texto: Ana Oom

Ilustrações: Madalena Matoso

 

   "Num Algarve ainda dominado pelos árabes, um rei mouro apaixonou-se por uma escrava trazida das terras do Norte. A bela jovem de cabelos loiros, pele branca e olhos verdes não resistiu aos encantos do rei e acabaram por casar. Mas a felicidade dos dois não durou muito, porque a rainha desabou na mais profunda das tristezas. Foram convocados ao palácio todos os sábios do mundo, sem êxito. Até que um dia o poeta do reino, em conversa com a rainha, percebeu a razão da sua tristeza: as saudades da neve do seu país. O rei conseguiu achar maneira de a curar, ao mandar plantar muitas amendoeiras. Assim, a rainha deixou de sentir saudades, uma vez que as amendoeiras floridas de branco até parecem cobertas de pequenos flocos de neve."

Dezembro

Título: Uma Escadinha Para o Menino Jesus

Autores: Maria Aurora Carvalho Homem, José Nelson Pestana Henriques (ilustrador)

 

"Na Achada do Marques, um pequeno lugar pendurado nas montanhas de Santana, Ilha da Madeira, João sonha o Natal e inventa uma "escadinha" diferente para o seu Menino Jesus."

Novembro

Autora do mês: Rosário Alçada Araújo

       

     “Rosário Alçada Araújo nasceu em Lisboa, em 1973. Licenciou-se em Direito, mas cedo deixou a vida de jurista, rumo a Londres, onde realizou um mestrado em Sociologia da Comunicação. Foi também aí que se aproximou do mundo da literatura infantil, quer através da frequência de um curso de escrita criativa para crianças, quer pelas suas próprias pesquisas em bibliotecas e livrarias. Em 2002 regressa a Portugal e escreve o primeiro livro para crianças – o qual, em 2003, é recomendado para publicação pelo Prémio Branquinho da Fonseca (Expresso/Gulbenkian), iniciando assim o seu percurso como autora infantil. Foi editora durante doze anos. O seu livro Num Tempo Que Já Lá Vai foi nomeado para o Prémio Autores SPA 2018, na categoria de Literatura – Melhor Livro Infantojuvenil.”    

Outubro

Título: A Menina que detestava Livros

Autor(es) Manjusha Pawagi, Leanne Franson (Ilustrador)

 

      “A menina que detestava livros, obra de estreia da indiana Manjusha Pawagi, é uma narrativa cujo tema anda à volta do gosto (ou da falta dele) pelos livros e pela leitura. Mina, a protagonista, detesta livros exatamente porque vive rodeada deles. Contudo, quando as personagens das histórias infantis acidentalmente saem dos livros a que pertencem, a menina vai ter que as ajudar, descobrindo a sua origem. Narrativa metafórica sobre a descoberta do prazer da leitura, o livro conta ainda com ilustrações que dão conta a forma como as personagens lidam a presença dos livros nas suas vidas, representando os momentos cruciais da intriga de final feliz.” 

     

Ano letivo 2021/2022

Junho

Título: Quando o Sol está a brilhar

Autor:  José Fanha

 

      "A Joana e o João adoram ir à praia, mergulhar nas ondas do mar e estender-se na toalha a apanhar sol e ficar com um belo bronzeado. Mas atenção! O calor no corpo é bom, mas não se pode abusar..."

Maio

Título: A minha família e eu

Autora: María Mañeru

 

      “Este livro faz parte da coleção "Contos com valores" que pretende não só promover a aquisição de valores e comportamentos cívicos pelos mais novos, mas também fomentar a sua criatividade, aumentar a compreensão do texto escrito e criar hábitos de leitura, ao mesmo tempo que se desenvolvem e consolidam vínculos familiares.

        É com a família e as relações que estabelece com os seus membros que a criança aprende os valores que moldam o seu carácter e a sua atitude para com os outros. Sempre em tom positivo e com sentido de humor, estes contos falam do amor incondicional, da cumplicidade entre irmãos, das normas de convivência, do respeito pelos mais velhos, mostrando que pertencer a uma família é muito bom.” 

Março

Título: A Árvore Generosa

Autor:  Shel Silverstein 

 

      “A brevidade do texto deste livro, que em muitas páginas apresenta frases, orações ou sintagmas constituídos apenas por duas, três ou quatro palavras, e o despojamento das ilustrações de uma árvore e de um menino, que se transforma em adolescente, jovem adulto, adulto e sénior abandonado e solitário, amplificam o que em si mesmo é maior, mas na nossa sociedade é muitas vezes menorizado ou simplesmente esquecido: a árvore e a sua vocação para uma entrega maternal e salvadora ao ser humano.”

 

Janeiro

Título:  Um Bocadinho de Inverno

Autor:  Paul Stewart

Ilustrador: Chris Riddell

 

     “É quase Inverno e está a chegar a altura do sono anual do Ouriço. O Ouriço pede ao Coelho que lhe guarde um bocadinho de Inverno, para quando acordar saber como é. Mas o Coelho é muito esquecido. Será capaz de se lembrar da promessa? Os autores criaram duas personagens animais cuja amizade é enternecedora e ao mesmo tempo cheia de humor.”

Dezembro

Título:  Feliz Natal!

Autora:  María Mañeru

Ilustração: Susana Hoslet Barrios

 

      “O Natal é a época do amor, da solidariedade, da esperança.

   Transmitir o espírito natalício é, sem dúvida, a forma mais adequada de as crianças aprenderem valores fundamentais.

   Nesta coletânea de contos, diversas personagens ajudarão os mais pequenos a reconhecerem o que é verdadeiramente importante e a compreenderem que a felicidade só se alcança através da generosidade, da amizade, do respeito e da gratidão.

     No final, encontrarão, ainda, atividades para se divertirem, que irão encantar e surpreender a família e os amigos.”

Outubro

Título: A Princesa do Dia e o Príncipe da Noite ou “Como nascem as histórias”

Autora: Adeline Yzac

Ilustradora: Lisbeth Renardy

 

     Livro recomendado pelo Plano Nacional de Leitura.

    “Era uma vez o reino do Dia, onde o Sol nunca se punha, e o reino da Noite, onde o Sol não nascia nunca. O amor, porém, ultrapassa todas as barreiras temporais e espaciais, e eis que a Princesa do Dia e o Príncipe da Noite se apaixonam um pelo outro. Para poderem viver felizes para sempre, como nas histórias, é preciso encontrar uma solução… da noite para o dia.

    As maravilhosas ilustrações de Lisbeth Renardy acompanham esta bonita história de Adeline Yzac, que, com ritmo e magia, nos fala de amor, dicotomias, ciclos, solidão e imaginação… e de como as histórias trazem alegria ao mundo.”

Ano letivo 2020/2021

Junho

Título: Bem-vindos ao nosso mundo

Autora: Moira Butterfield, 

Ilustradora: Harriet Lynas

 

     "Desde animais de estimação a brincadeiras, passando por saudações, roupas ou chapéus, há tantas maneiras de dizer e fazer as coisas no mundo inteiro!

    Um livro muito especial, que celebra os costumes e as tradições de muito países, com belíssimas ilustrações, que retratam de quantas cores é feito o nosso mundo."

Abril

Título: Chiu, estou a ler!

Autor: John Kelly

Ilustradora: Elina Ellis

 

     “Uma história deliciosamente divertida sobre a imaginação e o prazer contagiante da leitura.

     Chiu! Não incomodar! A Leonor está a ler! Por favor, Volta mais tarde, quando ela já tiver acabado este LIVRO ABSOLUTAMENTE ESPANTOSO e INCRÍVEL!”

Março

Título: Papá das Pernas Longas

Autora: Nadine Brun-Cosme

Ilustradora: Aurélie Guillerey

 

     “Uma manhã, o carro do pai teve problemas para começar a andar. O pai leva o Mateus ao infantário, mas este fica preocupado a pensar que o carro pode não funcionar à hora de o ir buscar.

       O pai começa então a derrubar os medos do Mateus ao apresentar uma série de sugestões cada vez mais criativas como alternativas de transporte, como o grande trator do vizinho ou a voar, com todos os pássaros do jardim ou a pedir ajuda ao enorme dragão verde. Mas, se tudo falhar, ele virá a pé, porque para ir buscar o Mateus, as pernas do pai nunca estarão muito cansadas.

      Quem nunca sentiu medo de ficar para trás? De ficar esquecido ou mesmo de, no meio de algum imprevisto, ficar longe dos pais ou amigos?

      Esta é a história ideal para partilhar com todas as crianças ansiosas com os momentos de separação dos pais.”

Fevereiro

Título: Hoje há palhaços

Autores: António Torrado e Maria Alberta Menéres

Ilustrador: Nikola Raspopovic

 

        "Livro recomendado pelo Plano Nacional de Leitura. Hoje há palhaços reúne em livro alguns dos sketches televisivos que António Torrado e Maria Alberta Menéres escreveram há já vários anos para o programa homónimo da RTP, que diariamente levava à casa de milhares de crianças portuguesas as aventuras e desventuras do Anacleto e do Emilinho."

Janeiro

   Título: A Princesa da Neve

   Autora: Emily Hawkins 

   Ilustradora: Lisa Evans 

 

     “Livro recomendado pelo Plano Nacional de Leitura.

    Uma jovem princesa, amaldiçoada com um coração de gelo, vive sozinha num palácio de neve. Muitos príncipes tentam resgatá-la da terrível maldição… Mas, somente quando perceber que o amor está mesmo debaixo do seu nariz, a Princesa da Neve encontrará a felicidade.”

Dezembro

     “Livro recomendado pelo Plano Nacional de Leitura para apoio a projetos relacionados com o Natal nos terceiros, quartos, quintos e sextos anos de escolaridade.

      Ariela, uma pequena fada de asas transparentes, ficou muito curiosa quando soube da existência de uma cidade cinzenta. Porque teria perdido a cor? Como seriam os seus habitantes? As crianças seriam felizes?

    Descobre o que Ariela e as suas amiguinhas vão fazer para tornar especial o Natal nesta cidade cinzenta...”

Novembro

Autor do mês: António Torrado

 

      "António Torrado nasceu em Lisboa, em 1939. Dedicou-se à escrita desde muito novo. Publicou o seu primeiro livro aos 18 anos e nunca mais parou. Já escreveu mais de 120 livros, a maior parte dos quais para crianças e jovens. Nas suas histórias utiliza frequentemente o humor."

Ano letivo 2019/2020

Junho

Título: Greta e os Gigantes

Autores: Zoë Tucker e Zoe Persico

 

    "A Greta adora a maravilhosa floresta onde vive, rodeada de natureza e de todo o tipo de animais. Quando os Gigantes chegam e começam a cortar árvores, a destruir plantas e a construir cidades tão grandes como eles, a Greta percebe que a sua floresta está prestes a morrer. É então que ela tem uma ideia que pode salvar o planeta…

   Um livro inspirado na história de Greta Thunberg, nomeada para o Nobel da Paz e Vencedora do Right Livelihood Award 2019 por inspirar e amplificar as exigências políticas para ações climáticas urgentes.

    Edição ilustrada e em papel reciclado."

Abril

Título: De que Cor é um Beijinho?

Autor: Rocio Bonilla

 

 "Um livro ternamente ilustrado que percorre um mundo de emoções à procura da cor de um beijinho. De que cor é um beijinho, afinal?

Ao longo das páginas, Mónica vai tentar descobrir e fazer divertidas associações nas quais todas as crianças se poderão rever. De que Cor é um Beijinho é álbum para ler e contemplar."

 

Março

Título: Eu e o meu Papá

Autor: Alison Ritchie

Ilustrador: Alison Edgson

 

“Este livro recria, através de uma narrativa versificada muito simples, a história de afetos e de cumplicidades entre uma cria de urso e o seu pai. Juntos partilham aventuras, jogos e divertimentos, criando uma relação forte, de mútua admiração e de partilha plena. A componente pictórica é um dos elementos mais relevantes do livro pelo impacto das ilustrações de dupla página e pela forma como é recriado, com ternura e afeto, o quotidiano das personagens. Através do recurso à variação cromática, à representação das sombras e das variações climatéricas e à sugestão de dinamismo e movimento, as imagens ganham uma expressividade e uma afetividade que capta imediatamente a atenção dos leitores, que se identificam com a realidade recriada.”

 

Janeiro

Título: O Alfabeto da Natureza

Autor: José Jorge Letria

         

     “A natureza está em todo o lado e, no entanto, às vezes esquecemos como ela é importante para nós! O Alfabeto da Natureza convida-te a pensar e a descobrir coisas sobre o mundo em que vives. Descobre a Natureza de A a Z. Sabias que havia tanto para aprender?

              José Jorge Letria tem tido uma vida preenchida. É autor de várias dezenas de livros infanto-juvenis, tendo sido distinguido com vários e importantes prémios Nacionais e Internacionais.”

Dezembro

Título: A Rena e a Bondade - O Natal

Autor: José Morán

         

     "Um livro que conta a história da Rena Rodolfo que quando nasceu apareceu no céu uma nova estrela, mas um dia para ajudar os outros a sua vida sofre uma reviravolta. Neste conto destaca-se o valor da bondade."

 

Novembro

Autor do mês: José Fanha

 

       “José Fanha nasceu em Lisboa, frequentou o Colégio Militar e licenciou-se em arquitetura. Poeta e declamador, participou em milhares de sessões de animação cultural, acompanhando o grupo dos chamados badaleiros, juntamente com José Afonso, Adriano Correia de Oliveira, Francisco Fanhais, Manuel Freire, José Jorge Letria, Carlos Alberto Moniz, Fausto, entre outros.

É autor de histórias e poesia para a infância, dramaturgo, autor de letras para canções e textos para rádio, guionista de televisão e cinema. Tem dirigido oficinas de poesia e de escrita além de desenvolver trabalho intenso de divulgação de poesia e promoção do livro e da leitura em bibliotecas e escolas um pouco por todo o país.”

Outubro

Título: A Fada Palavrinha e o Gigante das Bibliotecas

Autora: Luísa Ducla Soares

 

       "A Fada Palavrinha e o Gigante das Bibliotecas é uma história, escrita em quadras rimadas, que possui como elemento temático central o gosto e/ou o amor à leitura. Repleta de boa disposição e de algumas peripécias, e escrita num registo muito vivo e humorístico, a que a autora, aliás, nos tem habituado, esta narrativa em verso é um elogio aos livros e a tudo aquilo que de positivo estes guardam."

Ano letivo 2018/2019

Julho

Título: O livro azul do verão

Autores: Sophie Coucharrière, Hervé Le Goff

      

          "De casa ao recreio, da cantina ao jardim, um rapaz interroga-se sobre a chegada do verão: porque se deve beber muita água? Quais os insetos do verão? O que é uma estrela cadente? E quando chegam as férias do verão? Um livro para descobrir o mundo surpreendente que nos rodeia e saber tudo sobre o verão!"

Junho

Título: Os Direitos das Crianças

Autora: Luísa Ducla Soares

Ilustração: Daniela Lomba       

 

      "Todas as crianças têm direitos. Direitos próprios, enquanto seres humanos e enquanto homens e mulheres em desenvolvimento. A ONU considera esse aspecto tão importante que, em 1959, aprovou a Convenção Internacional dos Direitos das Crianças para as proteger até aos 18 anos. Mas as crianças também têm deveres, alguns bem fáceis de cumprir."

Maio

Título: Gosto muito de ti!

Autor: Caroline Pedler           

 

      "Há uma mensagem importante e comovente neste belo livro sobre a família.

      Vem conhecer alguns animais adoráveis e ver o quanto eles se amam e como se relacionam uns com os outros.

       Com bonitas ilustrações de Marilee Joy Mayfield , este livro celebra os laços de amor partilhados pelas famílias."

Abril

Título: O livro verde da primavera

Autores: Sophie Coucharrière, Hervé Le Goff    

 

     "De casa ao recreio, da cantina ao jardim, um rapaz interroga-se sobre a chegada da primavera: porque é que as folhas nascem na primavera? Como é que as lagartas se transformam em borboletas? E porque muda a hora? Um livro para descobrir o mundo surpreendente que nos rodeia e saber tudo sobre a primavera!"

Março

Título: À Descoberta da Biblioteca Municipal de Câmara de Lobos 

Autores: Luciana Araújo e Joana Perneta

Ilustração: Pascalqb
 

      Loboliber é um lobo-marinho  que, com a ajuda dos câmara-lobenses João e Maria, descobre a Biblioteca Municipal de Câmara de Lobos como um lugar de conhecimento, diversão e onde é possível sonhar. 

Fevereiro

Título: Os 12 meses do ano em pop-up

Autora: Peggy Nille

      

     "Livro pop-up para todo o ano!

    Um calendário para aprender os principais acontecimentos do ano e o estado do tempo a eles associado: do desfile de Carnaval até às festas do fim de ano, passando pelas férias grandes e pelo início do ano letivo.

     Os anos passam, marcados por acontecimentos importantes na vida das crianças. Estes pontos de referência ajudam a compreender as noções de ano, de mês e de estação do ano."

Janeiro

Dia Mundial da Paz

 

          "Ano novo, vida nova!

        A passagem do ano é sempre uma festa, mesmo que decorra em casa. Muitos celebram-na com ceias, bailes, música, fogo de artifício. E com votos de saúde, alegria e paz.

          Quem primeiro teve a ideia de chamar 1 de janeiro Dia da Paz foi o Papa Paulo VI, em 1968. Essa data não teria um carácter religioso e havia de ser celebrada por todos os verdadeiros amigos da Paz, independentemente do seu credo, raça, nível social ou económico.

          Mais tarde, em 1981, as Nações Unidas retomaram a ideia e sobrepuseram a essa comemoração o Dia da Fraternidade Universal, ou seja, da amizade e entendimento entre todos os povos do mundo.

        Que melhor dia para desejar a todos as felicidades? Para descobrir que em cada homem há um irmão e que não é a guerra mas o diálogo que têm de resolver todos os conflitos?"

        

Outubro

             Título: O livro laranja do outono

              Autor: Sophie Coucharrière, Hervé Le Goff

 

             "De casa ao recreio, da cantina ao jardim, um rapaz interroga-se sobre a chegada do outono:

              De onde vêm as nuvens?

              Porque cai a chuva?

              Como funciona o termómetro?

              E que legumes são aqueles que crescem na horta? Um livro para descobrir o mundo surpreendente que nos rodeia e saber tudo sobre o outono!"

Setembro

Título:  O Primeiro Dia de Escola 

Autor:  António Mota

            

        "O primeiro dia de escola é uma viagem ao início de uma etapa singular na vida de qualquer criança. É a entrada para um mundo novo e diferente, com experiências e vivências tão fortes, que nunca mais serão esquecidas. Uma história que passa por três gerações - netos, pais e avós. " 

Ano letivo 2017/2018

Março

Título: Lauri - A Fada da Madeira

Autor: Francisco Caldeira     

 

     "Lauri é uma pequena fada da Madeira. Viu a ilha nascer e sempre aqui viveu. Ajudou a transformar a ilha naquilo que muitos vieram a considerar como… a pérola do Atlântico ou Jardim flutuante. A Lauri viu chegar os primeiros navegadores portugueses. A Lauri está sempre pronta a ajudar e preocupada com tudo o que pode estragar a sua ilha. Os incêndios são uma das principais desgraças que destroem a ilha da Madeira. 

                                             Haverá alguma solução? Alguma esperança no futuro?"

Janeiro

Título: O livro vermelho do inverno 

Autor:  Sophie Coucharrière, Hervé Le Goff 

  

        "De casa ao recreio, da cantina ao jardim, um rapaz interroga-se sobre a chegada do inverno:

         Porque está tanto frio? Como se formam os flocos de neve? Para onde foram as aves? E o que aconteceu às folhas das árvores?

         Um livro para descobrir o mundo surpreendente que nos rodeia e saber tudo sobre o inverno!"

Dezembro

Título: Natal de Encantar 

Autora: Marta Cancela   

 

    "Vem viver o encanto do Natal! É uma época de alegria, muito especial: reunimos a família e os amigos e festejamos o nascimento de Jesus! Deixa-te embalar pela magia dos contos e diverte-te a preparar a grande festa: canta as melodias da época, prepara receitas deliciosas e faz lindas decorações para a árvore de Natal."

Outubro

Título: Ciclo do Leite

Autores: Cristina Quental e Mariana Magalhães

Ilustração: Sandra Serra

 

"Depois do lanche, a professora Tita fez uma pergunta difícil:

- O que é que as crianças devem beber todos os dias para terem os ossos e dentes fortes?

                                   - O leite... - responderam todos.

                                   - E tu sabes de onde vem o leite?

                               Atreve-te a entrar nesta visita de estudo para conheceres melhor o Ciclo do Leite, desde a origem até ao teu copo... Com a turma da professora Tita, visita uma pastagem, um posto de leite e uma fábrica de lacticínios."

 

 

Ano letivo 2016/2017

Maio

Título: O livro dos dias

Autor: José Jorge Letria

  

        "Quase todos os dias há, no nosso calendário, datas para celebrar que têm significado nacional e internacional e que nos ajudam a ser melhores cidadãos. De forma poética, o autor escreve sobre o que representam esses dias e sobre o modo como eles nos podem tocar e mobilizar para causas e valores. Cada poema vale por si, mas o conjunto tem o valor de um olhar sobre as coisas que vale a pena lembrar, nas datas certas, e que podem tornar este mundo melhor."

Abril

 

O Autor do Mês:

Hans Christian Andersen

 

     "Nasceu a 2 de abril de 1805, em Odense, uma pequena cidade de província da Dinamarca, no seio de uma família bastante pobre. O pai era sapateiro e a mãe lavadeira. Apesar de ser muito humilde, Hans Andersen, pai do escritor, gostava muito de ler. Aos Domingos lia peças de teatro e as histórias das "Mil e uma Noites" ao filho.

     O pai morreu em 1816, quando Andersen tinha apenas 11 anos. Foi então obrigado a trabalhar, primeiro como aprendiz de alfaiate e, mais tarde, numa fábrica de tabaco. Aos 14 anos foi para Copenhaga, tendo em mente iniciar a carreira de ator, de dançarino ou de cantor. Como não obteve sucesso, tentou escrever peças de teatro.

     Em 1822, Jonas Collin, um dos diretores do Teatro Real e um influente funcionário do governo, concedeu-lhe uma bolsa de estudo para frequentar a escola de Slagelse. Em 1827 foi admitido na Universidade de Copenhaga, onde completou os seus estudos.

      Embora seja mais conhecido pelos numerosos Contos de Fadas que escreveu, a obra de Andersen também inclui Novelas, Poemas, Livros de Viagens, Peças de Teatro e Autobiografias.

       Nasceu numa família humilde, mas ao longo da sua vida foi recebido por reis, príncipes e pessoas ilustres do seu tempo. Na verdade, a sua vida parece ter sido "Um Conto de Fadas"!

     Foram publicados mais de 150 contos e histórias de Hans Christian Andersen e há traduções de Andersen em 145 línguas.

      Esteve em Portugal de 6 de Maio a 14 de Agosto de 1866, a convite do seu amigo Jorge O´Neill, e deixou um relato da sua estadia no nosso país – a obra: Uma Visita em Portugal.

     Morreu a 4 de agosto de 1875, em Copenhaga. É de paragem obrigatória a visita à sua estátua de bronze, que imortaliza a sua memória."

 

Março

Título: A Fada Íris e a floresta mágica

Autora: Maria Aurora Carvalho Homem

Ilustradora: Elisabete Henriques

 

   "A floresta Laurissilva, na ilha da Madeira, é património da humanidade. É uma floresta mágica. Ali vive a Fada Íris, vestida de brumas transparentes e finas, com olhos cor de folhagem e duas tranças loiras e compridas presas por fitas como as do arco-íris."

 

Fevereiro

Título: O Livro das Datas

Autora: Luísa Ducla Soares

 

     "Em todos os dias do ano, ao longo dos tempos, aconteceram imensas coisas. Algumas modificaram o mundo, outras fazem parte da história, da religião, da tradição. Há datas em que é costume festejar, não em privado, mas em sociedade."

    Para este mês, foi dado particular ênfase ao Carnaval, em que a autora deu uma explicação sobre a História, as origens e as tradições do Carnaval e escreveu uma pequena história alusiva, intitulada: "Uma fada no Carnaval".

 

Janeiro

O Autor do Mês:

Jean de La Fontaine

 

     "Jean de La Fontaine (1621-1695) nasceu em Château-Thierry, perto de Marne, em França. Estudou direito em Paris, onde viveu durante parte da sua vida.

      Tornou-se famoso pelas inúmeras fábulas que escreveu, reunidas em doze volumes. Essas fábulas, baseadas noutras de tradição clássica (escritas por Esopo e Fedro), contêm críticas à sociedade do seu tempo.

     La Fontaine foi também tradutor e poeta, tendo escrito contos e comédias."

 

Dezembro

Título: O Livro do Natal

Autor: José Jorge Letria

Ilustrador: Afonso Cruz

 

     "São dezoito os poemas que integram esta coletânea com temática natalícia, como anuncia, aliás, o seu título. O presépio e as suas figuras (a vaca e o burro, por exemplo, incluem-se neste universo), a Estrela de Belém, a árvore de Natal ou até o peru da consoada, por exemplo, servem de inspiração ao poeta que, numa série de poemas relativamente breves, compostos em quadras rimadas, apresenta uma visão pessoal da época em questão.

     As ilustrações, evidenciando uma série de elementos estéticos que têm vindo a singularizar o discurso visual de Afonso Cruz (por exemplo, uma certa tendência caricatural), integram, por vezes, um segundo texto, que parece correr em paralelo com o texto verbal, adicionando-lhe alguns rápidos e subtis apontamentos cómicos."

 

Novembro

Título: Pequeno Livro das Coisas

Autor: João Pedro Mésseder

 

     "As coisas não passam de coisas? Ou são coisas e alguma coisa mais? Cada coisa tem a sua causa. E, por vezes, uma voz com queixas, alegrias, pensamentos ou histórias para contar... Este livro convida a ver cada coisa com olhos de ver, ou a escutar a sua voz com ouvidos de ouvir.

    A obra Pequeno Livro das Coisas dos autores João Pedro Mésseder (texto) e de Rachel Caiano (ilustração), editado pela Caminho em 2012, é a obra vencedora do Prémio Bissaya Barreto de Literatura para a Infância 2014."

 

Outubro

          Título: Sabes que dia é hoje?

          Autora: Maria Lúcia Carvalhas

 

     "Neste livro, vamos viajar juntos durante um ano inteiro, parando aqui e ali, visitando dias verdadeiramente especiais. São muitos os dias que celebramos em Portugal - tantos que alguns nem cabem no espaço destas folhas.

     Dias com um significado muito especial, datas cuja origem se perde no tempo, acontecimentos marcantes que fazem com que alguns dias sejam merecedores de especial atenção, sendo lembrados de forma particular."

     Para este mês, pretendeu-se dinamizar atividades associadas ao outono e foi a partir deste livro que os alunos adquiriram mais conhecimentos sobre esta estação do ano.

 

Ano letivo 2015/2016

Junho

     Título: A menina que não gostava de fruta

     Autora: Cidália Fernandes

 

 

         O livro A menina que não gostava de fruta, da autora Cidália Fernandes demonstra a importância dos alimentos saudáveis para a nossa saúde e bem-estar. Neste sentido funcionou como um incentivo ao consumo de frutas.

          O livro foi dramatizado pelos alunos no Dia do Eco-Escolas, com o intuito de complementar um dos temas do projeto Eco-Escolas, nomeadamente: a alimentação sustentável.  

                       

Abril

 Título: O meu livro

 Autor: Pedro Reizinho

 Ilustradora: Raquel Pinheiro

 

        "Pedro Reizinho escreveu O meu livro para crianças pequenas, tendo por objetivo aproximá-las do seu "melhor amigo". 

          Este livro é o "contador de histórias alegres", o companheiro de viagens fantásticas na descoberta dos novos mundos, repletos de aventuras, de conquistas, da capacidade de sonhar. 

        As frases são curtas, enriquecidas pelo quente e alegre das cores das ilustrações de Raquel Pinheiro. Aqui, as distâncias não existem porque a fantasia preenche o olhar do leitor. 

          É visível a aproximação entre a personagem e o "seu livro". Ao longo da leitura, o pequeno Pedro mostra o porquê de este livro ser tão especial para ele.

       O meu livro é o seu elogio à leitura e às novas leituras que o Pedro e todas as crianças poderão realizar, porque o primeiro livro é o início de toda a aventura literária."

Março

Título: Uma Aventura na Madeira

Autoras: Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada

Ilustrador: Arlindo Fagundes

 

     "As personagens, já nossas conhecidas, viajam até à ilha da Madeira, a fim de participarem nuns campeonatos desportivos.

        O certo é que, numa das visitas aos maravilhosos lugares da Madeira, os nossos amigos dão com uns papéis que caíram de uma mota que, se deslocava a grande velocidade.

          Ora, nesses papéis, podia depreender-se que se tratava de um mapa para um tesouro algures  escondido.

          Se juntarmos a isso uns carteiristas e o Benjamim, que anda na ilha a procurar os ingredientes secretos para fazer o elixir do amor, logo pensamos que, por certo, vai haver uma Aventura na Madeira."

Fevereiro

Título: Poemas da Mentira e da Verdade

Autora: Luísa Ducla Soares

 

        No mês de fevereiro, para festejar o Carnaval, os pequenos leitores divertiram-se  a ler o livro Poemas da mentira e da verdade, de Luísa Ducla Soares.

       "Os Poemas da Mentira e da Verdade são dois olhares simultâneos sobre a realidade. O da imaginação, da fantasia, do "nonsense" e o da seriedade, da objetividade, do espírito crítico.                        Num e noutro perpassa um humor muito característico da autora."

 

Dezembro

Título: Contos Mágicos de Natal

Autores: Vários

 

        "Este livro oferece uma seleção de histórias de encantar e canções tradicionais de Natal que se tornará, certamente, uma tradição festiva para toda a família. Com imagens e textos muito apelativos para as crianças, permanecerão, também para os adultos, grandes memórias dos Natais passados em família, através de uma leitura acompanhada. A magia do Natal, num livro para miúdos e graúdos."

Links Úteis


 

O Facebook da Escola